IGREJAS

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ressurreição
A história da Comunidade Evangélica Luterana em Timbó inicia em 1869, quando já havia 190 famílias na área do Ribeirão da Mulde e dos Rios Benedito e Cedros, a região não possuía Comunidades ou Paróquias oficialmente estabelecidas.
Em 24 de julho de 1887, foi oficialmente fundada a Comunidade Evangélica de Timbó, sob a presidência do Pastor Heinriech Sandreczki, com 87 membros. A Igreja de Timbó foi a primeira Igreja Luterana com torre no Brasil, construída em 1888/1890, no período do Brasil Império.
A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Timbó “Ressurreição” foi inaugurada em 27 de outubro de 1974, e hoje congrega em torno de 10 mil membros e foi projetada pelo arquiteto Gerhard Jurk e edificada pelas empreiteiras Kuniberto Roeder e Hanz Zickuhr. O lançamento da pedra fundamental aconteceu no dia 12 de dezembro de 1971. Na ocasião o presidente da Comunidade era Walter Raduenz; o presidente da Paróquia, Arthur Hochheim; o presidente da Comissão de construção, Helmuth Hanennam e o pastor de toda a região, Nelso Weingärtner.
A Igreja da Ressurreição possui 1.347,40 metros quadrados e é considerada a maior Igreja Luterana da América Latina pois oferece lugar para 1.200 pessoas sentadas e seu nome foi escolhido pelo estilo arquitetônico da Igreja em forma de leque que lembra o “sol nascente”, símbolo da ressurreição e também por estar localizada em frente ao Cemitério e lembra a esperança ao cristão.
A Paróquia Luterana de Timbó é filiada à IECLB. Fazem parte as comunidade: Trindade, Cristo Redentor, Cristo Bom Pastor, Unidos em Cristo e Mulde Alta.
Endereço: Rua ProfºJúliusScheidemantel, nº 332
Bairro: Centro
Fone: (47) 3382-0070 e (47) 3382-6050
E-mail: luteranatbo@tpa.com.br
Site: http://www.luteranos.com.br/paroquia/timbo
Fan Page: https://www.facebook.com/pg/luteranatbo

Foto: Rogerio Edgar Maas

 

Igreja da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Mulde Alta
Em 1994 foi criada a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Mulde Alta que abrange os seguintes bairros, Mulde Alta, Mulde Central e Mulde Baixa, possui sua própria diretoria, mas é ligada a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Timbó “Ressurreição”.
Endereço: Estrada Geral Mulde, s/n. Está localizada no caminho que segue ao Parque Ecológico FreymundGermer – Morro Azul.
Fone: (47) 3382-0070 e (47) 3382-6050 (Matriz)

Foto: Marcos Onofre dos Santos

 

Paróquia Evangélica Timbó Unidos em Cristo
A Comunidade Unidos em Cristo foi criada posteriormente e abrange os seguintes bairros, Araponguinhas, Estados, e Rodeio 12. Possui sua própria diretoria, mas é ligada a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Timbó “Ressurreição”.
Endereço: Rua Willian Milk, nº 1
Bairro: Araponguinhas
Fone: (47) 3399-1563

Foto: Raul Tafner

 

Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida
A história desta comunidade iniciou-se por volta dos anos de 1983 e 1984. Os primeiros passos da comunidade deram-se através da iniciativa de famílias católicas da localidade, que decidiram em realizar celebrações, o local escolhido foi na sede da ainda hoje Escola de Ensino Fundamental Hugo Roepke. As celebrações se davam com o auxílio do então pároco Padre Leopoldo Jarek, responsável da Paróquia Santa Terezinha, a única paróquia católica da cidade de Timbó na época.
Em 11 de outubro de 2013 Dom José Negri PIME decreta a elevação da área pastoral à Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida, tendo como comunidades a Matriz juntamente com a Nossa Senhora de Fátima do Bairro Araponguinhas e Nossa Senhora da Imaculada Conceição do bairro Padre Martinho Stein, junto delas decretou também a permanência do Padre Ricardo Alexandre Feüstel Kreutzfeld como Administrador Paroquial da nova paróquia católica da cidade de Timbó.
Endereço: Rua Peróba, nº 45
Bairro: Estados
Fone: (47) 3382-0183

Raul Tafner

 

Paróquia Santa Terezinha
Na década de 1930 que algumas famílias católicas existentes no distrito de Benedito Timbó, se encontravam para fazer suas orações e Santas Missas nas casas, no ano de 1935, quando Timbó já era município as famílias católicas se reuniam na casa do Sr. José Luecken para fazer suas orações e participar da Missa celebrada pelos Frades de Rodeio.
A primeira Missa oficial celebrada na nova comunidade foi no dia 10 de novembro de 1935 celebrada pelo Frei Bruno, e no ano de 1935 até o ano de 1937 a comunidade estava se preparando para iniciar suas atividades oficialmente. Na data de 03 de outubro de 1937 foi fundada a comunidade Santa Terezinha.
Endereço: Rua Germano Brandes Sênior, nº 397
Bairro: Centro
Fone: (47) 3382-0183
E-mail:paróquia@tpa.com.br
Site:http://www.psantaterezinhatimbo.com.br/
Fan Page: https://www.facebook.com/paroqsantaterezinha.timbo
Horários Missas:
Quartas – feiras às 19h
Primeira Sexta – feira do mês às 19h
Sábados às 19h
Domingos às 8h e às 19h

Foto: Elisabeth Germer

 

Capela São José Operário
Entre os anos de 1975 e 1976, a comunidade Vila Germer teve sua formação e nesta formação a comunidade católica realizava suas celebrações dominicais na casa do senhor Alfonso Lach.
Com o aumento no número de pessoas na comunidade havia uma necessidade de espaço e no ano de 1979 o Senhor Ingo Frederico Arthur Germer, doou um terreno para a construção da capela. Em 1980 estava concluída a primeira Capela.
Surgiram dois nomes para a Capela o da Nossa Senhora Aparecida e o de São José Operário. O Padre Leopoldo que era Pároco interveio neste sentido explicando que como o lugar era de maioria operária, nada mais justo que o padroeiro ser São José Operário.
Por questões de espaço novamente e com o crescimento da comunidade a Capelinha foi demolida e em maio de 1988 a nova Capela foi construída e abençoada pelo Padre André.
Endereço: Rua Imperador, s/n
Bairro: Vila Germer
Fone: (47) 3394-3557
E-mail:capelasaojoseoperario@tpa.com.br
Fan Page: https://www.facebook.com/pg/Capela-São-José-Operário-Timbó
Horários Missas:
Sábados às 19h

Foto: Raul Tafner

 

Capela São Roque
A imagem do São Roque foi trazida da Itália, provavelmente pelos primeiros imigrantes. Em 1963 a Capela São Roque começou a fazer parte da Paróquia Santa Terezinha de Timbó, no ano de 1948 foi adquirido o terreno e em 1949 houve a demolição da antiga Capela e inicia-se a construção da nova com a ajuda dos moradores.
Com o empenho de todos no dia 13 de dezembro de 1950 foi inaugurada com a missa celebrada pelo Padre Aleixo Costa.
Endereço: Rua Pomeranos, s/n
Bairro: São Roque
Fone: (47) 3382-0183 (Matriz)
Horários das Missas:
Domingos às 19h

Foto: Bruna Nasato

 

Capela Sagrado Coração de Jesus
Desde o início de sua colonização uma das primeiras providências foi a de ter um local para agradecer a Deus e fazer as orações, tanto é isto verdade que já no ano de 1876 foi celebrada a primeira missa na comunidade do Caminho dos Tiroleses. No ano de 1877 a primeira capelinha foi inaugurada em Tiroleses.
Em data de 03 de abril de 1963, por um decreto do Senhor Bispo Diocesano de Joinville criou-se a Paróquia Santa Terezinha de Timbó e por estar dentro dos limites do município de Timbó a Capela do Sagrado Coração de Jesus é incorporada pela nova paróquia.
Endereço: Rua Tiroleses, s/n
Bairro: Tiroleses
Fone: (47) 3382-0183 (Matriz)
Horários Missas:
1º Domingo às 9h
2º Domingo às 10h
3º e 4º Domingo às 9h

Foto: Eduardo Krüger

 

Capela Bom Jesus
Nos anos 40 as missas anuais eram celebradas na casa do Sr. Carlos Ferrari, em 1953 iniciou-se a construção de uma capela na casa do Sr. Carlos. Quando o Padre Martinho assumiu a paróquia em 1963 pediu que as Missas fossem celebradas na Escola.
No ano de 1975 inicia a construção da nova Capela e em 25 de abril de 1975 foi realizada a festa da última telha e a primeira missa com o Padre Martinho.
Em 06 de agosto de 1976 foi realizada em procissão a transferência da imagem do Bom Jesus que estava localizada na Capela no alto do morro do Travessão para a nova Capela construída. Mais tarde houve a construção do oratório da Nossa Senhora Aparecida e a morada para sua imagem. No dia 08 de agosto de 1976 foi inaugurada a nova Capela.
Por necessidades de reformas houve a construção de uma nova Capela, em 1999 foi à inauguração da atual Capela Bom Jesus.
Endereço: Rua Tifa Bom Jesus, s/n
Bairro: Travessão dos Tiroleses
Fone: (47) 3382-0183 (Matriz)
Horários Missas:
1º Domingo 10h
2º Domingo 09h
3º e 4º Sábado 19h.

Foto: Raul Tafner