PARQUES

Jardim Botânico Franz Damm
É um dos locais mais aprazíveis para o lazer informal. É comum presenciar famílias encantadas com o piquenique ao ar livre ou as rodas de amigos ao som do violão. Cenário perfeito também para ensaios fotográficos. Uma ponte rústica e uma mimosa casinha na beira do lago são um dos cartões postais da cidade. Foto vencedora de diversos concursos fotográficos. O Parque dispõem de trilhas, restaurante, lago e parque infantil.

O ano é 1978, relatos históricos dão que neste momento o então prefeito Henry Paul, tem a ideia de fazer no município de Timbó um jardim cemitério seguindo os moldes dos cemitérios de veteranos da 2ª Guerra Mundial nos Estados Unidos. No dia 07 de agosto de 1978, data extraída da certidão de inteiro teor, a Prefeitura de Timbó adquire o terreno de 122.235,75m². Um ano mais tarde, é adquirido mais uma porção assim totalizando 225.708,65m². Segundo os relatos, na época começaram a escavar as primeiras covas, com o progresso dos trabalhos viu-se uma grande quantidade de água presente no local, inviabilizando o projeto original onde então criou-se a ideia deste espaço tornar-se um parque de contemplação a natureza e um horto florestal. As covas recém abertas tornaram-se lagoas que hoje embelezam o parque. Vale ressaltar que não houve nenhum tipo de sepultamento no local. Há quem diga que o fascínio de Henry Paul pela natureza vem de sua genética, haja vista que ele é bisneto do botânico e naturalista Fritz Mueller, considerado o principe dos observadores por Charles Darwin. No ano de 1986 o então prefeito Ingo Frederico Arthur Germer adquire mais uma área nesta contendo 130.294,92m² e por volta do ano de 2005, é adquirido pelo prefeito Oscar Schneider a parte que compreende a entrada principal e o estacionamento.
Endereço: SC – 417, Km 01
Bairro: Das Capitais

Foto: Diego Alexandre Mengarda

 

Parque Natural Municipal Freymund Germer – Morro Azul
O Parque Morro Azul é considerado um dos atrativos turísticos mais procurados da região, ideal para quem procura algo diferente do que a água salgada do mar, ou a doce das piscinas, o Parque Natural Municipal Freymund Germer – Morro Azul, traz uma mistura de aconchego e diversão. Localizado a 18 Km do Centro de Timbó, em uma altitude de 758 metros, o parque abrange uma área de 40 hectares cercados pela mata verde azulada, uma combinação perfeita para encantar os olhos de quem passa por ali.
Considerado um cartão postal da cidade de Timbó, atualmente o parque é administrado pelo Instituto Aracuã, responsável pela preservação permanente e manutenção do local. Durante o percurso, os turistas e visitantes fazem uma viagem no tempo, podendo observar paisagens deslumbrantes em harmonia com belas casas antigas. Na primavera tudo fica ainda mais especial, hortênsias azuis enfeitam o caminho proporcionando um passeio único e inesquecível.
Além da beleza natural, o parque é um dos mais procurados no sul do Brasil pelos praticantes de parapente. Num passeio ao topo do morro, facilmente podemos encontrar os esportistas se preparando para os voos. Outras atividades também são praticadas pelos visitantes como camping, churrasco com os amigos, caminhadas em trilhas ecológicas, educação ambiental para estudantes com agendamento prévio, observação da fauna, flora e muito mais.
Para atrair os visitantes o lugar conta com um lindo, gigantesco e de tirar o fôlego balanço, denominado Balanço do Infinito, também para os apaixonados, um totem em formato de coração localizado no mirante sul e uma luneta, no mirante norte. É neste local que o turista encontrará uma das mais lindas vistas da cidade de Timbó e de outros municípios. Com o auxílio da luneta é possível até vislumbrar o litoral. E se preferir para chegar até o topo, o parque conta com duas trilhas exuberantes, a trilha das Bromélias, conta com 800 metros, é considerada uma caminhada moderada por ser um pouco ingrime, e a trilha das Araucárias é um pouco menor, possui 400 metros e é considerada uma caminhada leve. Para os amantes de trilha que amam estar em contato com a natureza o Morro Azul possui esses caminhos de tirar o folego.
Diariamente, das 8h às 18h.
Endereço: Estrada Geral de Mulde Alta, s/nº – Mulde Alta.
Fone: (47) 9.9992-6261

Foto: Fausto Orli da Rosa

 

Parque de Eventos Henry Paul
Inaugurado no dia 12 de outubro de 1969 em comemoração ao centenário da cidade, com 88.000 m de extensão, o local abriga as principais atrações do município. Conta com pista de skate, pista de caminhada, academia ao ar livre, quadras esportivas, rampa para embarcações como jetski, prancha de stand up e caiaque. Para os amantes do patins, o local é utilizado para esta finalidade. Dentro do bosque da Saudade passeando pela trilha ecológica encontra-se uma figueira centenária que para abraça-la precisamos reunir 15 pessoas. O conceito deste espaço é abrigar a comunidade em todos os aspectos, seja no esporte, cultura, lazer, turismo ou saúde preventiva.
Endereço: Rua Profº Július Scheidemantel, nº 853
Bairro: Centro

 

Parque Central
Localizado no Centro da cidade com 32.125 m² de área destinada ao lazer familiar, ao encontro com os amigos, ao bate papo, ao descanso e no despertar da alegria das crianças eufóricas em seu amplo parquinho. Possui ainda quadras de vôlei e de futebol de areia, quadra poliesportiva, pista de skate e academia ao ar livre. É aqui também que você encontra o totem ♥ TIMBÓ onde pode capturar fotos incríveis, um registro da sua passagem pela cidade.
Endereço: Avenida Sete de Setembro.
Bairro: Centro

Foto: Rogerio Edgar Maas

 

Complexo Turístico Jardim do Imigrante
Um dos atrativos mais tradicionais da cidade de Timbó, alvo de inúmeras fotografias, sempre presente em concursos fotográficos, é um dos cartões postais da cidade. Venha admirar um pôr do sol ou lua cheia nesse contexto de belas paisagens.
Endereço: Avenida Getúlio Vargas.
Bairro: Centro

Foto: Rogério Edgar Maas