PARQUES E PRAÇAS

PARQUES E PRAÇAS

Marco Zero de Timbó
Nesta região, no encontro dos rios, dois homens, em dois tempos distintos, começam a desenhar o futuro de Timbó.
 
Em janeiro de 1848, Dr. Hermann Blumenau (chefe da colônia Blumenau) deixa o seguinte relato:
 
“Quanto mais eu avançava pelo rio, tanto mais bonita tornava-se a região e lá no Rio Benedito e no Rio dos Cedros eu vi as paisagens de selva mais deslumbrantes que se pode imaginar. Gigantescas árvores com cipós e muitas espécies de bambu e tudo entrelaçado por uma infinidade de flores, que se apresentavam nas cores vermelho escarlate e amarelo, algumas azuis e outras violetas. As águas do rio fluíam mansamente, quase paradas, e toda essa maravilha da natureza formava na beira do rio coberturas sob as quais reinava um gostoso silêncio, que às vezes era interrompido pelas grasnadas dos jacus e jacutingas, que lá levantavam voo em grande quantidade. Sobretudo, pairava uma majestosa atmosfera de paz e tranquilidade, o ar estava carregado de um gostoso aroma e o firmamento se apresentava de esplêndido azul. Foram dois dias maravilhosos que eu vivi lá em cima no distante isolamento, onde, antes de mim, nenhum homem civilizado pisou”.
 
A visita de Dr. Blumenau teve o objetivo de levantar informações sobre a região e suas características, para a posterior vinda de imigrantes.
 
Já em outubro de 1869, neste mesmo encontro das águas, chega o jovem imigrante alemão Frederico Donner. Este sim se instalou e construiu a primeira casa de comércio da cidade e foi um grande protagonista na organização da cidade.
 
Esteve envolvido na construção da Igreja Luterana, abertura de ruas, construção de escola e do cemitério. Era uma personalidade fortemente engajada com a comunidade, assim como suas esposas — cada uma em épocas distintas, Ernestina e Clara Donner.

Marco Zero de Timbó
Do encontro das águas, nasce Timbó
1848 – Dr. Hermann Blumenau
1869 – Frederico Donner (fundador)



Jardim Botânico Franz Damm 
 
É um dos locais mais aprazíveis para o lazer informal. É comum presenciar famílias encantadas com o piquenique ao ar livre ou as rodas de amigos ao som do violão. Cenário perfeito também para ensaios fotográficos. Uma ponte rústica e uma mimosa casinha na beira do lago são um dos cartões postais da cidade. Foto vencedora de diversos concursos fotográficos. 
 
O Parque dispõe de trilhas, restaurante típico, lagos, parque infantil, mesas de piquenique, loja de artesanato e um porta-retrato gigante. 
 
O ano é 1978, relatos históricos dão que neste momento o então prefeito Henry Paul, tem a ideia de fazer no município de Timbó um jardim cemitério seguindo os moldes dos cemitérios de veteranos da 2ª Guerra Mundial nos Estados Unidos. No dia 07 de agosto de 1978, data extraída da certidão de inteiro teor, a Prefeitura de Timbó adquire o terreno de 122.235,75m². Um ano mais tarde, é adquirido mais uma porção assim totalizando 225.708,65m². Segundo os relatos, na época começaram a escavar as primeiras covas, com o progresso dos trabalhos viu-se uma grande quantidade de água presente no local, inviabilizando o projeto original onde então criou-se a ideia deste espaço tornar-se um parque de contemplação a natureza e um horto florestal. As covas recém-abertas tornaram-se lagoas que hoje embelezam o parque. Vale ressaltar que não houve nenhum tipo de sepultamento no local. Há quem diga que o fascínio de Henry Paul pela natureza vem de sua genética, haja vista que ele é bisneto do botânico e naturalista Fritz Mueller, considerado o príncipe dos observadores por Charles Darwin. No ano de 1986 o então prefeito Ingo Frederico Arthur Germer adquire mais uma área nesta contendo 130.294,92m² e por volta do ano de 2005, é adquirido pelo prefeito Oscar Schneider a parte que compreende a entrada principal e o estacionamento.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 18h
Endereço: SC – 417, Km 01
Bairro: Das Capitais
 

 
 
Parque Natural Municipal Freymund Germer – Morro Azul
 
O Parque Morro Azul é considerado um dos atrativos turísticos mais procurados da região. O Parque Natural Municipal Freymund Germer – Morro Azul fica localizado a 18 km do Centro de Timbó, em uma altitude de 758 metros. O parque abrange uma área de 40 hectares cercados pela mata verde azulada, uma combinação perfeita para encantar os olhos de quem passa por ali.
 
Considerado um cartão postal da cidade de Timbó, atualmente o parque é administrado pelo Instituto Aracuã, responsável pela preservação permanente e manutenção do local. Durante o percurso pelo Bairro Mulde, os turistas e visitantes fazem uma viagem no tempo, podendo observar paisagens deslumbrantes em harmonia com belas casas antigas. Na primavera tudo fica ainda mais especial, hortênsias azuis enfeitam o caminho, proporcionando um passeio único e inesquecível. No outono também, os ciprestes em tons alaranjados marcam a estação no local. 
 
Além da beleza natural, o parque é um dos mais procurados no sul do Brasil pelos praticantes de parapente. Num passeio ao topo do morro, facilmente podemos encontrar os esportistas se preparando para os voos. Outras atividades também são praticadas pelos visitantes como camping, churrasco com os amigos, caminhadas em trilhas ecológicas, observação da fauna, flora e muito mais.
 
Para atrair os visitantes, o lugar conta com um lindo e gigantesco Balanço do Infinito. Também para os apaixonados, um totem em formato de coração localizado no mirante sul. É neste local que o turista encontrará uma das mais lindas vistas da cidade de Timbó e de outros municípios, onde é possível até vislumbrar o mar. 

E se preferir para chegar até o topo, o parque conta com duas trilhas: 
 
Trilha das Bromélias: possui 800 metros, é considerada uma caminhada moderada por ser um pouco ingrime
 
Trilha das Araucárias: possui 400 metros e é considerada uma caminhada leve. 
 
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 18h. Nos finais de semana e feriados, durante os meses de junho e julho, funciona 5h às 18h

Endereço: Estrada Geral de Mulde Alta, s/nº – Mulde Alta.
Fone: (47) 99992-6261
 

 

 


Parque de Eventos Henry Paul
 
Inaugurado no dia 12 de outubro de 1969 em comemoração ao centenário da cidade, com 88.000 m de extensão, o local abriga as principais atrações do município. Conta com pista de skate, pista de caminhada, academia ao ar livre, quadras esportivas, rampa para embarcações como jetski, prancha de stand up e caiaque. Para os amantes do patins, o local é utilizado para esta finalidade. 
 
Dentro do bosque da Saudade passeando pela trilha ecológica encontra-se uma figueira centenária, que para abraçá-la é preciso reunir 15 pessoas. O conceito deste espaço é abrigar a comunidade em todos os aspectos, seja no esporte, cultura, lazer, turismo ou saúde. 

Horário de funcionamento: todos os dias, das 5h às 23h
Endereço: Rua Profº Július Scheidemantel, nº 853
Bairro: Centro

 
 
 
 
Parque Central
 
Localizado no Centro da cidade com 32.125 m² de área destinada ao lazer familiar, ao encontro com os amigos, ao bate papo, ao descanso e no despertar da alegria das crianças eufóricas em seu amplo parquinho.
 
Possui ainda quadras de vôlei e de futebol de areia, quadra poliesportiva, pista de skate e academia ao ar livre.
 
É aqui também que você encontra o totem ♥ TIMBÓ onde pode capturar fotos incríveis, um registro da sua passagem pela cidade.

O Parque Central possui o Espaço Essen Garten, uma área gastronômica, que está sob a concessão da Kafundó Pastelaria. 
 
É um dos principais pontos de grandes eventos do município, como a Páscoa no Parque, Natal Mais Encantado, Festival das Cervejarias de Timbó, Feira do Livro. Já foi palco de diversos show nacionais. 
 
O Parque Central também abriga o Centro Integrado de Cultura Ingo Germer, com uma estrutura que compreende o Teatro Municipal, Biblioteca Pública Municipal Péricles Prade, Escola de Música e Dança da Fundação de Cultura e Turismo, e a sede da Fundação de Cultura e Turismo. 

Endereço: Avenida Sete de Setembro.
Bairro: Centro
 

 

 

Complexo Turístico Jardim do Imigrante 
 
É um dos atrativos mais tradicionais de Timbó e o principal cartão postal da cidade. O Complexo Turístico tem a disposição do visitante diversos pontos, entre eles, a famosa ponte que rende belos registros. Ali fica localizado o Restaurante Bierdamm, com comidas típicas do município. 
 
O Complexo é um ótimo lugar para conhecer mais a história de Timbó. Ali fica o Museu do Imigrante, que conta a história dos primeiros moradores da Pérola do Vale.